A Importância dos Jogos com Sensor de Movimento

            
           Nos últimos tempos, os jogos com sensor de movimento veem ganhando espaço no mercado. Além de diversão, esse novo modelo de jogabilidade é um meio inovador para melhorar o estilo de vida de muitas pessoas. Jogos com sensor são, nada mais que, jogos que usam os movimentos do corpo de jogador para executar comandos e ações dentro do jogo. Jogos como Kinect Sports (Xbox) e Just Dance, são os favoritos do público, por terem inúmeras funções e ações que usam movimento.
Engana-se que jogos com sensores são apenas para o lazer, hoje, existem clínicas de reabilitação e hospital que utilizam desse recurso para tratar pacientes com diversas limitações motoras, sendo assim, uma nova forma de “fisioterapia”.
Uma pesquisa recente publicada no site http://www.simi.org.br (mais informações no final desta publicação), nos é mostrado que jogos do Kinect são os principais recursos utilizados para a recuperação de pacientes com problemas motores.  “Há três anos o laboratório de realidade virtual da Clínica de Fisioterapia da Newton Paiva, em Belo Horizonte, passou a usar jogos de Xbox para complementar as terapias convencias utilizadas na reabilitação de pessoas com dificuldades motoras. Por meio do Kinect, sensor de movimentos da plataforma, os pacientes conseguem trabalhar membros específicos enquanto jogam. ” Na reportagem a professora doutora Renata Cristina Magalhães Lima, afirma que, quando o paciente é desafiado pelo jogo, o exercício até então impossível, se torna divertido, tornando-o mais dinâmico. Dessa forma, o paciente acaba melhorando as habilidades motoras sem ao menos perceber, pois está se distraindo e se divertindo. Mas infelizmente, ainda não são todos os pacientes que podem usar esse tipo de recurso em seus tratamentos. Cada paciente passa por uma rigorosa avaliação para saber se ele realmente pode fazer o tratamento com o Kinect. Com a evolução dos jogos com sensores de movimento, a área da saúde pode expandir seu grau de tratamento para determinados pacientes.
Algumas crianças, passam em média 90 minutos por dia jogando videogames, um valor preocupante para determinados pais preocupados com sedentarismo e obesidade infantil. Famílias se esforçam para incentivar as crianças a praticar atividades físicas e brincar ao ar livre, mas isso é cada dia mais difícil devido a tantas novidades no mundo virtual.   Em uma pesquisa publicada recentemente, cientistas australianos descobriram que “substituir os jogos eletrônicos tradicionais por videogames com sensores de movimento – que exigem que o jogador se movimente para cumprir as tarefas da brincadeira, em vez de simplesmente apertar os botões dos controles – é tão benéfico à saúde infantil quanto a retirada total dos aparelhos da rotina das crianças.” Dessa forma, não é necessário proibir as crianças de jogar mas sim, incentivando-as a praticar exercícios enquanto jogam, o que é mais divertido. Essa pesquisa, auxiliou e muito na melhora da qualidade de vida de muitas crianças e jovens.


http://veja.abril.com.br/saude/videogames-com-sensores-de-movimento-tem-impacto-positivo-na-saude-infantil/

You May Also Like

0 comentários